quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Aperta-me até me esmagares

Apesar do título cativante (ou não), hoje, deixo apenas uma passagem de um dos livros da minha vida.

"Vem conversar comigo - propôs o principezinho à raposa. - Estou tão triste!
-Não posso - disse a raposa. - AInda ninguém me cativou.
-Ah, perdão! - disse o principezinho. - E o que quer dizer cativar?
-Quer dizer criar laços - respondeu a raposa. - Não passas para mim de um rapazinho igual a outros cem mil rapazinhos. E não preciso de ti. E tu tão-pouco precisas de mim. Não passo para ti de uma raposa igual a outras cem mil raposas. Mas, se me cativares, precisaremos um do outro. Serás para mim único no mundo. Serei para ti única no mundo...
-Eu gostaria muito - respondeu o principezinho -, mas não tenho muito tempo. Tenho de fazer amigos e conhecer muitas coisas.
-Apenas se conhecem as coisas às quais somos capazes de dedicar tempo - disse a raposa. - Se na verdade queres ter um amigo, cativa-me!
Assim, o principezinho cativou a raposa e deixou-se cativar por ela.
E quando se aproximou a hora da partida...
-Ai, acho que vou chorar - lamentou-se a raposa.
-A culpa é tua - disse o principezinho. - Eu não queria fazer-te mal, mas tu quiseste que eu te cativasse.
-Sim - concordou a raposa.
-Mas vais chorar! - exclamou o principezinho.
-Sim - disse a raposa.
-Então, não ganhaste nada.
-Ganhei - respondeu a raposa - por causa da cor do trigo... Vês, ali, os campos de espigas? Eu não como pão. Para mim, o trigo é inútil. Os campos de espigas nunca significaram nada para mim. E isso é muito triste! Mas tu... Tu tens o cabelo cor de ouro. Quando te tiveres ido embora, o trigo dourado fará lembrar-me de ti. E pela primeira vez amarei o ruído do vento no trigo...
-Adeus - disse o principezinho.
-Adeus - disse a raposa, e ficou durante muito tempo a olhar extasiada para os campos de trigo e a ouvir o vento assobiar entre as espigas.
O principezinho seguiu o seu caminho e notou com alegria que cada árvore lhe recordava a cor do pêlo da sua amiga raposa."
inchada---->( )( )

1 comentário:

  1. Um dia disse-te: -"Sabes, pensei que já não existia...!"
    -"O quê?"
    -"Raparigas que se vestissem à menina e gostassem de aventuras!"

    Apareceste vinda sei lá de onde (nem me interessa), chegaste e entraste na minha vida, desde a noite do restaurante.... que engraçada, que cativante, que DIFERENTE, não te calavas... e eu ouvia... e eu não fui onde tinha de ir.
    Hoje, eu "tenho-te presa a mim, como num laço". Quem procura acha? Mas eu não te procurei... (NTJ4ever)

    ResponderEliminar